Publicado em: 17 de maio de 2018 | Última atualização em: 18 de maio de 2018
A Commune de São Paulo monta Otelo, com direção de John Mowat, baseado na peça de William Shakespeare, com pré-estreia no dia 1 de junho (sexta) e estreia para o dia 2 de junho e temporada até o dia 24 de junho de 2018, no Teatro Commune, Rua da Consolação, 1218.
O elenco nos presenteará com 02 ensaios abertos em Ubatuba, o primeiro acontecerá no Palco Concha do Projeto Tamar, neste sábado, 19 de maio, às 20h30, e o segundo no domingo, 20, às 18h no Sobradão do Porto.
No sábado, 19, das 09h às 13h acontece também um workshop de Teatro Físico e Visual com o Diretor Inglês John Mowat na Oficina dos Menestreis Ubatuba. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas.
o Projeto conta com o apoio do Gauchão Grill, da Villa Guarani, da Associação Comercial de Ubatuba, da Prefeitura Municipal, Fundart e do Projeto Tamar.
“Otelo, adaptação da peça de William Shakespeare, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento.” diz John.
A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdemona, uma garota negra, está apaixonada e casa-se secretamente com um jovem general branco do exército veneziano, contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia.
Cinco atores interpretam todos os personagens sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.
Só vendo pra crer!
O elenco:
Otelo, o bravo idiota, Desdêmona e sua séria obsessão por contar soldados; Iago, que certamente é o que é, Cássio, com seu interesse peculiar por lenços femininos, Bianca e seu relacionamento íntimo com os soldados do exército veneziano, todos os 52.724; Rodrigo e suas patéticas tentativas para conquistar Desdêmona; Emília que vê tudo e ouve tudo, Brabancia e sua relação secreta com o genro; o exército veneziano, uma força de combate destemida, um juiz, sempre preparado para silenciar a corte e um cão fiel e obediente, mas com um temperamento incontrolável.
O diretor inglês John Mowat
John é um dos encenadores mais criativos e originais da atualidade. Como ator e diretor, viajou por maios de 40 países com seu estilo de comédia altamente física e visual. Dirigiu OddBodiesTheatreCompany,Orquestra Sinfônica de Londres e foi parceiro de Nola Rae e Matthew Ridoutem váriosespetáculos.Dirigiu por 17 anos a Companhia do Chapitô, de Lisboa, Portugal, criando espetáculos memoráveis, como, Édipo Rei, Macbeth, A Tempestade, Romeu e Julieta, Medeia, entre. Estudou muitos anos mímica corporal com Ronal Wilson na City LiteraryInstitute e na Escola de Jacques Lecoq.
Sinopse:
Otelo, general de Veneza e Desdemona, uma jovem negra, casam-se secretamente, mas ele é acusado pela mãe dela, Dona Brabancia, de seduzi-la com magia branca. No senado, Otelo é absolvido por ser o único capaz de deter os turcos que ameaçam invadir Veneza. Iago quer vingar-se de Otelo por este ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente Coronel. Após a derrota dos turcos, por uma tempestade, Iago põe em prática o plano para fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdemona são amantes. Primeiro, usando Rodrigo, faz Cássio ficar bêbado e duelar com Rodrigo, levando Otelo a destituir Cássio de seu posto. Orienta Cassio a pedir ajuda à Desdemona para restituir o posto e Desdemona vai até Otelo defender Cássio. Depois conta a Otelo sobre um sonho de Desdemona com Cássio e, em seguida, rouba um lenço de Desdemona e o coloca no quarto de Cássio, fazendo com que Otelo saiba disso. Otelo quer matar Desdemona e Cássio. Iago se dispõe a ajuda-lo e convence Rodrigo a matar Cássio. Rodrigo prepara uma emboscada para Cassio, eles duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo e diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdemona. Emília, a ama de Desdemona e esposa de Iago, revela que Desdemona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido e encerra a tragédia. Iago foge.
Fonte: organização