Publicado em: 18 de janeiro de 2019
A Kombi mais colorida e cultural de Ubatuba irá estacionar neste sábado, 19 de janeiro, na Praça Anchieta, em frente ao nosso querido Sobradão do Porto, às 21 horas, e promete levar no porta-malas muita alegria e diversão.
Essa semana, quem vai de carona na Caravana FundArt de Cultura é nosso amigo Durval Alexandre de Oliveira, da Cia. “ Mamulengo de Si Mesmo”, que irá comandar a noite de sábado com espetáculo “É tempo de brincar”.
A apresentação ocorrerá de forma lúdica e promete encantar adultos e crianças com a simplicidade e nostalgia do universo de brinquedos e brincadeiras clássicas, que aos poucos foram perdendo espaço para a tecnologia, mas que ainda vivem no nosso coração e despertam o melhor de cada um.
Quem não lembra de passar a tarde toda jogando bolinha de gude com os amigos? E amarelinha? Que saudades, né? Então, aproveite o sábado e venha relembrar sua infância junto com a gente. Chame seus amigos e familiares e embarque nessa caravana.
Contamos com a sua presença! Prestigie a arte!
Confira a programação cultural durante as férias de verão: https://fundart.com.br/fundart-prepara-programacao-cultural-para-temporada-de-verao/
Sobre a Cia. Mamulengo de Si Mesmo
O Mamulengo, figura típica nordestina, traz consigo, a brincadeira e a oralidade, que de forma simples constrói um canal comunicativo entre o público e suas próprias questões cotidianas.
A expressão “Mamulengo de Si Mesmo” traz a necessidade do indivíduo ser protagonista de suas próprias ações, e surgiu em 2011, na cidade de São José dos Campos-SP, em um projeto realizado junto a adolescentes em liberdade assistida, nesta ocasião, a arte e a comunicação foram as ferramentas para a construção coletiva dos bonecos e de roteiros para esquetes teatrais, a partir das vivências e projetos de vida dos participantes.
Em 2016, o Mamulengo Nordestino que já tinha sotaque caipira, passou a ser também caiçara ao encontrar pelo caminho o Grupo de Maracatu Odé da Mata e artistas como Gabriela Marotti, Alexandre Serra, entre outros.
Desta União, surgiu então, o Grupo “Mamulengo de Si Mesmo” que deu continuidade as suas pesquisas voltadas a cultura popular, também no Litoral Norte de São Paulo.