Evento promove encontro das histórias do Boi de Conchas e do Bumba meu Boi no Perequê-Açu

Publicado em: 17 de maio de 2024

Mais uma edição do projeto “Corta Cabaça” promete movimentar Ubatuba. Neste sábado, dia 18, a partir das 14h, o projeto, desenvolvido pelo Coletivo Angoleiras de Ubatuba e pelo Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros, promoverá uma tarde de programação cultural gratuita e aberta para todas as idades no Rancho Caiçara  “Antônia dos Santos Mariano”, na praia do Perequê-Açu.

Segundo a organização do evento, essa edição recebe o nome “Lá vai meu boi, lá vai”, porque propõe o encontro entre as histórias do Boi de Conchas, que nasceu aqui na beira do mar, com o as do Bumba meu Boi, que vem lá do Maranhão. Para alcançar esse objetivo, o evento contará com a presença da Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig (CRUMI), que leva adiante o Boi de Conchas em Ubatuba, e também da cantora maranhense e arte-educadora, mestra Ana Maria Carvalho, que irá trazer a cultura do Bumba meu Boi.

Dentro da programação, haverá ainda a participação especial do mestre Raimundinho (Raimundo de Moraes Silva), que conduzirá a roda de capoeira.

Confira abaixo a programação completa:

14h – Roda de capoeira com mestre Raimundinho;
16h – Tocada do Boi de Conchas mestra Ana Maria Carvalho;
18h – Encerramento.

Sobre o “Corta Cabaça”

O projeto Corta Cabaça é desenvolvido há oito anos pelo Coletivo Angoleiras de Ubatuba e pelo Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros. A iniciativa foi contemplada pelo Edital ProAC n. 36/2023 – Cultura Popular, Caiçara, Indígena, Cigana e Quilombola.

Neste ano, em Ubatuba, o projeto já realizou um encontro no Terreiro do Mestre Leco e também na Fazenda da Caixa, ambos em abril, promovendo a capoeira e outras manifestações culturais.

 

 

 

Foto: Mirrah da Silva

Arte: @bibifazart

 

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft