Publicado em: 16 de agosto de 2022
A Praça 13 de Maio em Ubatuba será palco do Circuito Sesc de Artes que oferecerá no próximo dia 19 de agosto, das 16h às 22h, uma extensa programação gratuita com música, teatro, dança, circo, literatura, cinema, artes visuais e tecnologias.
Ubatuba é um dos 118 municípios selecionados para receber mais uma edição do projeto promovido pelo Sesc – Serviço Social do Comércio-SP – em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).
O Circuito Sesc de Artes tem o objetivo de estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos, inspirar diversos usos para os espaços públicos e ampliar as possibilidades de convivência. A programação abordará várias linguagens culturais e traz artistas, grupos, coletivos e companhias de longas trajetórias. Confira:
– Artes Visuais e Tecnologias – Broche de Caquinhos (com Fonfinfan Ateliê/SP)
A oficina ensina a confeccionar broches a partir do reaproveitamento de calças jeans, aviamentos e retalhos, e levanta a discussão sobre o reaproveitamento de materiais. A customização será feita com técnicas de bordado e a aplicação de uma palavra impressa em tecido a partir de uma impressora.
– Cinema – Cine Concerto Sonhos, de Akira Kurosawa (com Yume Project/SP)
O grupo formado por músicos brasileiros e descendentes de japoneses promove uma interação musical ao executar uma experimentação sonora ao vivo simultânea à exibição de dois episódios de “Sonhos”, filme do cineasta japonês Akira Kurosawa (1910-1998) baseado nos próprios sonhos que o diretor teve em diferentes momentos de sua vida.
– Circo – Cola Shows (com As Inigualáveis Irmãs Cola/SP)
As malabaristas – e irmãs gêmeas – Thais e Tatiane Cola propõem a desconstrução de conceitos ultrapassados nesse espetáculo circense. Por meio de uma linguagem direta e cômica, a dupla mostra como duas mulheres que parecem a mesma pessoa se aventuram como artistas de rua em meio a uma sociedade machista.
– Dança – Na Pista (com Companhia Urbana de Dança/RJ)
O espetáculo marca o retorno da companhia carioca às suas origens. Ritmos que fizeram parte da adolescência dos dançarinos inspiraram essa obra, cujo título se refere à gíria que significa estar presente. Técnicas e estilos diferentes foram incorporados à coreografia inspirada em músicas de Michael Jackson e Tim Maia.
– Teatro – Flor, Pedra, Porta ou Ilha (com Grupo Caixa de Imagens/SP)
Miniaturas manipuladas por dois artistas interagem com o público em momentos poéticos e musicais. Uma caixinha de surpresas que já viajou pelo mundo abriga quatro intervenções (“Travessia”, “Página Aberta”, “Milhor” e “NaPorta”) e traz personagens mágicas como Gilda, uma boneca de 10 cm que conta uma história única.
– Música – Las Fanfarronas (com Las Fanfarronas/SP)
O sexteto feminino com artistas do Brasil, Argentina e Chile mescla música e circo em performances embaladas pela cumbia. O grupo é formado por Marina Beraldo Bastos (sax tenor), Gabrielle Stephano de Queiroz (sax alto), Renata Fernanda (percussão), Maria Tereza Gandra de Meira (sax soprano), Florência Paine Santamaria (percussão) e Rocío Romero (barítono).
– Literatura – Aconchego (com Serena Infância/SP)
Um convite ao encontro com os livros e com as histórias por meio da mediação de leitura, com o objetivo de aproximar a primeira infância da literatura. O contato das crianças com as narrativas literárias auxilia no seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo.
A Praça 13 de Maio fica na Avenida Professor Thomaz Galhardo, 360 – no centro da cidade. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Ginásio de Esportes – Tubão.