A Paixão de Cristo: conheça a história

Atualizado em: 13 de abril de 2020

A Santa Ceia (Encenação da Paixão de Cristo de Ubatuba 2019)

A Paixão de Cristo, também chamada de Semana Santa, começa no Domingo de Ramos, festejando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. O porquê desse Domingo ter um nome a mais do que os outros – Ramos – é pelo fato de que no dia de Domingo, Jesus estava para chegar em Jerusalém, com isso, o povo cortou ramos de árvores e folhas de palmeiras para alastrar sobre o chão em que Cristo passaria. Ele foi aplaudido como o filho de Davi pelas multidões que haviam ido para a festa. Os líderes da época reagiram tentando prendê-lo, mas sem sucesso. Com isso Cristo os condenou abertamente e instruiu seus discípulos em particular, sobre o que deveriam esperar no futuro. O povo que o esperava, pensava que Jesus fosse um Messias político, um libertador social que iria arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhes o apogeu dos tempos de Salomão. Para mostrar-lhes que essa não era a sua missão, Jesus entra na Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumento – expressão de humildade – deixando claro que não era um rei deste mundo.

Na segunda-feira, dirigiu-se ao Templo de Herodes e descobriu que o santuário estava tomado por vendedores de animais e cambistas, que trocavam moedas gregas e romanas pelas hebraicas e fenícias. Enfurecido, ele os expulsou usando um chicote improvisado com cordas, virando suas mesas e cadeiras e espalhando o dinheiro pelo chão. É a única passagem da Bíblia que menciona o uso de força física por Cristo. Segundo o Evangelho de São João, ele disse: “Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio” (João 2:15-16). Com esta fala, ele assumiu publicamente sua identidade de Filho de Deus. Então Jesus proibiu a realização de qualquer tipo de comércio no Templo, desagradando os sacerdotes da época, que estavam por trás da comercialização de pequenos animais para sacrifícios.

Cena da coroação de espinhos (Encenação da Paixão de Cristo de Ubatuba 2019)

Já no outro dia, Jesus é confrontado pelos dirigentes do templo quanto a sua atitude do dia anterior, questionando a sua autoridade. Cristo responde na forma de ensinamento, usando parábolas para isso. Falou sobre a parábola da vinha (cf. Mt 21,33-46), a do banquete do casamento – (cf. Mt 22,1) e a do pagamento dos impostos (cf. Mt 22,15). Cristo também profetizou a destruição de Jerusalém, caso os seus habitantes não cressem nele. Nesse dia também são celebradas as Sete dores de Nossa Senhora Virgem Maria. É muito comum os cristãos pagarem promessas, lembrando o encontro de Jesus e Maria no caminho do Calvário.

Quando Jesus estava em Betânia na casa de Simão, o leproso, aproximou-se de uma mulher com um frasco de alabastro, contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele estava reclinado sobre à mesa. Os discípulos ao verem isso, questionaram o porquê do desperdício, pois o perfume poderia ser vendido por um preço alto e o dinheiro dado aos pobres. Jesus então disse: “Porque vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação comigo, os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.

Na noite de quinta-feira, Jesus colocou-se à mesa com os doze discípulos e durante a ceia tomou o pão, o benzeu e repartiu-o entre todos, dizendo: Tomai e comei, pois este é o meu corpo. Depois tomou o cálice e disse-lhes: bebei dele todos, pois este é o meu sangue.

Caminho da crucificação (Encenação da Paixão de Cristo 2019)

Durante a ceia Jesus disse que um deles irá traí-lo. Disse a Judas que era ele quem o trairá e que era para ele fazer o que era pra ser feito. Judas então foi perguntar ao chefe dos sacerdotes quanto lhe pagaria caso entregasse Jesus. Foi ofertado a Iscariotes 30 moedas de prata. Cristo sabendo que seria traído por Judas exatamente por 30 moedas – preço de um escravo da época – institui o ensinamento do lava-pés, ele se rebaixa aos pés dos discípulos para lavá-los de suas sujeiras (pecados), mas não só da sujeira deles, mas de toda a humanidade, ele se rebaixa aos nossos pés – como se fazia os escravos – limpando nossas sujeiras (pecados), redimindo-os, pois, Jesus disse: o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir.

Na Sexta-feira Santa, celebra-se a paixão (o martírio) e a morte de Cristo. O ofício consiste na adoração do Cristo crucificado – ou Adoração da Cruz -, precedida por leituras da Bíblia.

No Sábado Santo, ocorre entre o pôr-do-sol da sexta-feira e o pôr do sol do sábado, um momento de silêncio – afinal Jesus jaz em silêncio no túmulo –. É realizado também um momento de oração, e um momento de esperança, por aqueles que creem na segunda vinda de Jesus Cristo ao mundo.

Para celebrar a Semana Santa, é realizada a encenação da Paixão de Cristo todos os anos em diversas cidades do Brasil, e, em Ubatuba não é diferente. O evento acontece em Ubatuba há mais de 30 anos e é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).

Crucificação (Encenação da Paixão de Cristo 2019)

Uma das novidades da última edição (2019) foi a tradução simultânea em libras, que teve o objetivo de garantir a acessibilidade da comunidade deficiente auditiva e surda à cultura. A tradução foi feita pela pedagoga, professora de educação especial na APAE e intérprete de Libras, Aline Amorim de Oliveira, que já vem acompanhando deficientes auditivos que atuam na produção como voluntários.

Na edição 2019 cerca de cinco mil pessoas acompanharam o tradicional evento, que contou com mais de 80 integrantes entre atores e equipe técnica, transmissão ao vivo em telões e, pela primeira vez no Litoral Norte, tradução simultânea em Libras .

Em 2020, por causa da pandemia do Covid-19 (coronavírus), a encenação em Ubatuba não aconteceu como de praxe, a fim de se evitar aglomeração de pessoas. Contudo, devido a importância da data e a relevância do evento para o município, a Fundação transmitiu em sua página no Facebook, a filmagem realizada na encenação de 2019. A transmissão aconteceu nessa última sexta-feira Santa, 10 de abril.

Para quem perdeu a transmissão e deseja assistir, o vídeo está disponível na página no Facebook e no canal no  Youtube da FundArt.

 

 

Acesse o boletim oficial e notícias atualizadas a respeito do Coronavírus em Ubatuba: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft