Publicado em: 26 de janeiro de 2026
Com foco na ampliação das oficinas culturais gratuitas no município, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) deu início ao processo de credenciamento de arte-educadores interessados em atuar no projeto Arte Para Todos em 2026. As inscrições, abertas no dia 16 com a publicação do edital no site da Fundação, seguem até 30 de janeiro.
Os profissionais que desejam ministrar aulas de arte, música, dança ou outras linguagens artísticas e receber remuneração pelos serviços prestados podem realizar a inscrição presencialmente na sede da Fundart, mediante a entrega da documentação exigida no edital, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. O cadastro é voltado a pessoas jurídicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) de natureza cultural, cujo objeto social seja compatível com a atuação como educador artístico.
O credenciamento tem caráter permanente, com períodos definidos para análise das propostas. No primeiro ciclo, referente ao ano de 2026, a avaliação da documentação ocorre no início de fevereiro, com publicação do resultado final e homologação ainda no mesmo mês. As oficinas estão previstas para começar a partir de 2 de março de 2026.
“O credenciamento organiza uma rede de arte-educadores e contribui para a transparência na contratação e a continuidade das oficinas. Além disso, garante à população o acesso regular a processos formativos em diferentes linguagens artísticas”, afirmou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito.
Os critérios de participação e os valores de remuneração por hora-aula podem ser consultados no edital disponível no site da Fundação e no Diário Oficial do município.
Sobre o projeto Arte Para Todos
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba mantém a oferta de oficinas culturais desde 1987, garantindo o acesso da população à formação em diversas linguagens. Criado em 2005, o projeto Arte Para Todos consolidou uma rede de oficinas gratuitas em polos como escolas, Biblioteca Municipal, Teatro Municipal e outros espaços públicos. Em 2025, aproximadamente 1.200 pessoas participaram de 17 oficinas nas áreas de dança, música, teatro, capoeira e outras expressões culturais.