Publicado em: 25 de novembro de 2025
No dia 29 de novembro, das 9h às 12h, o Projeto Amar o Mangue promoverá gratuitamente uma oficina que ensinará os participantes a produzir uma cortina artesanal utilizando garrafas PET. A atividade ocorrerá no Rancho Taoca, na Barra Seca, e, para participar, é necessário se inscrever pelo formulário disponível no link: clique aqui.
A iniciativa será conduzida pela artista visual e artesã Mariana Vilela, que apresentará a técnica aprendida com sua mãe e conhecida como “cortina-rio”, criada a partir do reaproveitamento de garrafas PET. Os participantes devem levar duas ou três garrafas PET e vestir roupas que possam sujar. Ao longo da atividade, acompanharão todo o processo de transformação do material e compreenderão sua aplicação na confecção da peça.
A oficina integra o Projeto Amar o Mangue, desenvolvido pelo coletivo Caiçara Nativo — formado pelos artistas e artesãos Jurandir Rosa e Mariana Vilela — e contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). A iniciativa tem como objetivo chamar atenção para o problema do lixo no manguezal, articulando ações de limpeza da praia e do mangue com a produção artística a partir dos materiais coletados.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo perfil @amar_o_mangue, no Instagram.