Munícipes debatem diretrizes culturais na 1ª Pré-Conferência da Região Sul

Publicado em: 12 de novembro de 2025

A noite da última terça-feira, dia 11, marcou o início do ciclo de Pré-Conferências Municipais de Cultura de Ubatuba, com o primeiro encontro realizado na Escola Agostinho Alves da Silva, na Lagoinha. Cerca de 30 pessoas participaram da reunião — entre agentes e produtores culturais, além de moradores da região — abrindo o diálogo sobre os rumos das políticas do setor na cidade.

Durante o encontro, a diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Thaila Brito, apresentou o conteúdo base da revisão do Plano Municipal de Cultura, destacando os quatro eixos que estruturam o documento e orientam a discussão coletiva:

“A Pré-Conferência dá início a essa conversa com as comunidades de Ubatuba e vai permitir que cada região contribua com sua visão para a cultura local. Convidamos todos a participarem das próximas etapas e ajudarem a construir juntos as políticas culturais do município”, afirmou Thaila.

O evento faz parte do processo preparatório para a 9ª Conferência Municipal de Cultura, que ocorrerá no dia 13 de dezembro (sábado), das 9h às 16h, na Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, e irá atualizar o Plano Municipal de Cultura — documento que orienta as políticas culturais de Ubatuba desde 2017. Antes disso, ainda serão promovidas outras duas Pré-Conferências: a da Região Norte, no dia 18 de novembro (terça-feira), às 19h, na Escola Municipal José Belarmino Sobrinho, no Puruba; e a da Região Oeste, no dia 24 de novembro (segunda-feira), às 19h, no Gaiato (Rua das Palmeiras, 200 – Ipiranguinha).

Como participar?

As inscrições para as Pré-Conferências podem ser feitas previamente pelo formulário disponível em: https://forms.gle/SQTomQC9KRduGqCa8

A participação presencial em pelo menos uma das etapas é obrigatória para quem deseja votar e concorrer como candidato ao Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) durante a 9ª Conferência Municipal de Cultura.

Na etapa final, serão eleitos 13 conselheiros titulares e suplentes, que representarão os diversos segmentos culturais do município, entre eles: Artes Cênicas e Circo, Dança, Música, Artesanato, Artes Visuais, Patrimônio Material e Imaterial, Cultura Urbana e Digital, Comunidades Tradicionais Caiçaras, Quilombolas e Indígenas, Literatura, além de empresas e produtores culturais e de eventos.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft