Publicado em: 29 de setembro de 2025
A partir do próximo domingo, dia 5 de outubro, às 9h30, a exposição “Entrelaces: arte, memória e meio ambiente” estará disponível gratuitamente para visitação no Parque Estadual da Ilha Anchieta, reunindo trabalhos produzidos em uma residência artística realizada ao longo deste ano na ilha. O projeto foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Desenvolvida em duas etapas, a residência começou em março de 2025 e promoveu a imersão de dez artistas no território, em seu contexto social, histórico e ambiental. A partir dessa experiência, cada participante articulou impressões individuais com pesquisas próprias, resultando em obras coletivas que compõem a mostra – que estará na ilha até o verão, sem data determinada para o final.
O recorte temático da edição volta-se ao meio ambiente, explorado em seus desafios e conexões com memória e arte. Participam da exposição: Erica Sanches, Jeff Barbato, Jimena Correa, Katia Zirnberger, Licida Vidal, Mariana Vilela, Marina Stock, Pedrinha, Pedro Santana e Surama Caggiano. A curadoria e expografia são de Katia Zirnberger, enquanto a coordenação geral ficou a cargo de Erica Sanches.
A iniciativa também tem apoio do Parque Estadual da Ilha Anchieta, da Fundação Florestal e do Governo do Estado de São Paulo.