Fotógrafo lança livro e documentário sobre vivência com os Yanomami no Teatro de Ubatuba

Publicado em: 23 de julho de 2025

Ouvir histórias ao redor do fogo, compartilhar alimentos e conviver em aldeia foram parte da rotina do fotógrafo Ricardo Martins durante os dias em que permaneceu com os Yanomami, na floresta amazônica. A experiência resultou no livro “Os Últimos Filhos da Floresta”, que será lançado na próxima quarta-feira, 30 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba. Na ocasião, haverá exibição do documentário com o mesmo nome do livro, desenvolvido pelo autor, sessão de autógrafos, bate-papo e participação de representantes do povo Guarani da cidade.

A atividade tem entrada gratuita e conta com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart. Para participar, basta retirar os ingressos pelo site megabilheteria.com.

Durante a estadia na aldeia, em agosto do ano passado, Martins compartilhou o cotidiano com os indígenas, e a convivência com as lideranças deu origem a uma proposta que vai além da publicação: colaborar para a criação de uma escola baseada nos saberes da floresta, que una a língua portuguesa aos idiomas tradicionais e mantenha o vínculo com a cultura local.

“Esse livro nasce com dois propósitos: registrar e honrar a beleza e a resistência desse povo, e mobilizar apoio para concretizar o sonho coletivo de uma educação que respeite e fortaleça a cultura Yanomami. Acredito que a fotografia pode ser uma ferramenta de transformação. E é isso que espero com esse projeto, poder tocar corações, abrir olhos e construir, juntos, algo que vá muito além das páginas”, afirmou o escritor.

Com distribuição nacional, o livro está disponível nas principais plataformas de venda e mais informações sobre o autor e sua produção podem ser obtidas no endereço: ricardomartins.org.

Quem é Ricardo Martins

Ricardo Martins é fotógrafo, jornalista e apresentador. Fundador da RM Produções – produtora e editora responsável por seus projetos – teve imagens expostas em instituições como a sede da Unesco, em Paris, e a Galeria Tretyakov, em Moscou. Autor de 15 livros, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Fotografia em 2012. Também produziu séries documentais sobre expedições pela Amazônia, Pantanal e outros territórios, disponíveis nas plataformas Amazon Prime Video, CNBC e BandPlay.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft