Festa do Trabalhador valoriza a cultura e reúne moradores no Ipiranguinha

Publicado em: 12 de maio de 2025

Três dias de atrações culturais transformaram a rotina do bairro do Ipiranguinha. De 9 a 11 de maio, a 23ª Festa do Trabalhador reuniu, na Rua da Cascata, famílias e amigos em torno de uma programação com apresentações musicais gratuitas, barracas de alimentação das entidades locais e atividades para crianças. Organizado pela Associação Amigos de Bairro do Ipiranguinha, com apoio da Fundart e da Prefeitura Municipal, o evento valorizou talentos da região e expressões da cultura caiçara.

A abertura ocorreu na noite de sexta-feira, dia 9, com o tradicional fandango caiçara, apresentado pela primeira vez na festa pelo grupo Mestre Pedrinho. A noite seguiu animada com o DJ Koch e os shows de Os Cravos e a Rosa e Pizeiro dos Meninos, que encerraram a programação com um repertório dançante até a meia-noite.

Ao longo do evento, o público celebrou o valor cultural e afetivo da iniciativa. “A festa traz cultura para o bairro e é muito importante para a população. A gente, que já morou aqui e hoje trabalha no bairro, como eu, sempre volta para prestigiar”, comentou Maycon Leonardo, professor da escola local, presente na abertura.

O sábado, dia 10, foi de resistência à chuva e de palco diversificado no Ipiranguinha, com a Orquestra de Viola Cidade das Águas, DJ Vinni Mendonça, o grupo Batukada Muleke e a dupla Nako & Rafael. Na noite de domingo, o encerramento começou com o DJ Fernando e continuou com mais uma expressão da cultura da cidade: o Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, que destacou as raízes e tradições locais. A noite ainda contou com o sertanejo de Michel Rodrigues e da dupla Leandro César & Juliano, que fechou a festa com chave de ouro.

“A festa está cada vez com uma estrutura melhor, tanto para o nosso morador quanto para quem vem visitar o nosso bairro. A comunidade ficou satisfeita, assim como as entidades das barracas de alimentação, que também foram valorizadas. E, pela primeira vez, conseguimos valorizar a cultura caiçara com apresentação de fandango. O Ipiranguinha também é um celeiro de caiçaras e fica feliz com essa programação proporcionada pela Fundart”, afirmou Marcílio Lopes, presidente da Associação Amigos de Bairro do Ipiranguinha.

Neste ano, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart apoiou o evento, disponibilizando toda a estrutura, banheiros e também as atrações musicais – contratadas e pagas por meio de edital de credenciamento para grupos musicais, tradicionais e culturais, que compõem as festividades ao longo do ano.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft