Publicado em: 29 de abril de 2025
As sessões de cinema do programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), continuam durante o mês de maio na Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense. As exibições de filmes são gratuitas, abertas a toda a população e ocorrem sempre na sede da biblioteca, localizada na Praça 13 de Maio, nº 52, no Centro da cidade.
A programação contará com uma variedade de títulos, que vão do cinema mudo clássico aos documentários contemporâneos, com o objetivo de proporcionar experiências cinematográficas diversificadas ao público local. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, com o propósito de ampliar o acesso à cultura e incentivar a formação de público para o audiovisual.
Confira a programação completa:
08/05 – O Vagabundo – 19h
- Direção: Charles Chaplin
- Classificação: Livre
- País: Estados Unidos
- Duração: 34 min
- Gênero: Drama
Sinopse: Um vagabundo encontra a mulher dos seus sonhos e tenta ajudá-la após ela ser assaltada, iniciando uma jornada em uma fazenda, onde acaba se envolvendo com a família da moça.
08/05 – O Imigrante – 19h40
- Direção: Charles Chaplin
- Classificação: Livre
- País: Estados Unidos
- Duração: 25 min
- Gênero: Drama
Sinopse: Um imigrante europeu desembarca nos Estados Unidos e enfrenta os desafios de sobreviver em um novo mundo, enquanto busca oportunidades em Nova York.
15/05 – Reflexões de um Liquidificador – 19h
- Direção: André Klotzel
- Classificação: 14 anos
- País: Brasil
- Duração: 1h20
- Gênero: Comédia, Fantasia, Thriller
Sinopse: Elvira, uma dona de casa, narra o desaparecimento do marido com a ajuda de um inusitado narrador: seu liquidificador, que ganhou voz e consciência após um conserto malfeito.
22/05 – Amazônia Azul – 19h
- Direção: Pedro Saad
- Classificação: Livre
- País: Brasil
- Duração: 52 min
- Gênero: Documentário
Sinopse: A obra explora a importância estratégica e ecológica do oceano para a região amazônica e para o Brasil, com foco em suas reservas e potencialidades.
22/05 – Xingu-Tokyo: Conexão Ancestral – 20h
- Direção: Marisa Moreira Salles, Pedro Jezler, Rafael Costa e Tomas Alvim
- Classificação: 10 anos
- País: Brasil/Japão
- Duração: 45 min
- Gênero: Documentário
Sinopse: A produção conecta a arte indígena brasileira à cultura japonesa por meio de uma exposição em Tóquio, trazendo depoimentos e registros da confecção de bancos tradicionais pelos povos do Xingu.
24/05 – Bizarros Peixes das Fossas Abissais – 17h
- Direção: Marão
- Classificação: 10 anos
- País: Brasil
- Duração: 75 min
- Gênero: Animação
Sinopse: Em uma animação surreal, personagens excêntricos embarcam em uma jornada rumo às profundezas do oceano, misturando humor, crítica e fantasia.
29/05 – O Encouraçado Potemkin – 19h
- Direção: Serguei Eisenstein
- Classificação: 12 anos
- País: Rússia
- Duração: 1h15
- Gênero: Drama, Histórico
Sinopse: Inspirado em fatos reais, o filme retrata a revolta dos marinheiros do navio Potemkin contra seus superiores, em um episódio marcante da história russa que prenuncia a Revolução de 1917.