Ubatuba recebe lançamento do programa CultSP Pro hoje no Teatro Municipal

Publicado em: 7 de novembro de 2024

O programa CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura será lançado em Ubatuba nesta quinta-feira, 7 de novembro. A partir das 16h30, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira, uma comitiva da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, em parceria com a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), apresentará a iniciativa, que visa oferecer cursos de capacitação para jovens e adolescentes nas áreas de arte, cultura, design, audiovisual, tecnologia e expressões criativas. O evento é aberto ao público.

O CultSP Pro, que já atua em diversas regiões do estado de São Paulo, é voltado para capacitar jovens a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo. A parceria com a Fundart tem o objetivo de implementar o programa em Ubatuba, oferecendo formação profissional voltada para as demandas da indústria criativa.

“É importante que a população de Ubatuba participe deste momento, quando representantes do Governo do Estado apresentarão o que o programa pode oferecer aos nossos jovens na área de arte e cultura”, afirmou Thaila Brito, diretora-presidente da Fundart.

O lançamento será marcado por um seminário, conduzido pela equipe do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, responsável pela execução do programa. O seminário incluirá uma roda de conversa e será uma oportunidade para artistas e representantes locais discutirem sobre o cenário cultural da cidade. O evento também integra o GIRO PRO, uma ação estratégica do CultSP Pro que visa levar a qualificação profissional gratuita a todas as regiões do estado, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre a comunidade artística e as esferas institucionais.

“É uma grande satisfação levar o Giro PRO a Ubatuba, cidade rica em expressões culturais e criatividade. Nosso objetivo é apoiar os talentos locais, oferecendo capacitação e impulsionando o desenvolvimento de projetos que dialoguem com a vocação cultural da região”, declarou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Lançado em outubro, o CultSP Pro oferece formação em diversas áreas da cultura e da economia criativa, por meio de seis escolas temáticas, além de um programa especial para qualificação em teatro e dança. As áreas de atuação incluem performance artística, gestão e preservação de patrimônio cultural, produção audiovisual, criação de games e novas mídias, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e artesanato.

Em 2024, o programa prevê a realização de mais de 500 atividades formativas, impactando diretamente mais de 10 mil pessoas em todo o estado. Até 2029, a expectativa é que mais de 500 mil pessoas sejam beneficiadas, por meio de parcerias com prefeituras, universidades e equipamentos culturais.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft