Publicado em: 1 de julho de 2024
O último dia da 101ª Festa de São Pedro, celebrado no domingo, 30 de junho, começou pela manhã com a esperada Corrida de Canoas Caiçaras, tradição desde 1957. A competição, realizada em parceria com a Associação dos Amigos e Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), reuniu pescadores e esportistas locais em uma disputa acirrada na Baía de Iperoig.
O período da tarde seguiu com diversas apresentações culturais que valorizaram a riqueza da cultura caiçara, com apresentações do Grupo de Fandango Bacurau, Os Cravos e a Rosa e o Grupo Cantamar.
Noite de encerramento
O encerramento do último dia contou ainda com o Grupo de Fandango Mestre Pedrinho, seguido por Leandro César e Juliano, Samba do Banana e a dupla Nako & Rafael, que fechou a noite animando o público.
A 101ª Festa de São Pedro, que teve início no dia 27 e foi encerrada dia 30, inovou neste ano por priorizar os artistas locais, com mais de 10 atrações musicais ao longo dos quatro dias, e demonstrou a força e a diversidade cultural de Ubatuba com as apresentações dos grupos caiçaras, quilombolas e indígenas.
“A realização da festa com sucesso reafirma a importância de eventos como este para a preservação e celebração das tradições locais, além de promover a integração da comunidade e o fortalecimento da identidade da nossa população”, concluiu a diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Thaila Brito.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio da Fundart.