Cine Pop traz documentário sobre Jair Rodrigues para o Teatro de Ubatuba

Publicado em: 24 de junho de 2024

A próxima edição do Cinema Popular de Ubatuba promete emocionar, ao contar a história de vida do cantor que marcou gerações, com seu sorriso e alegria, Jair Rodrigues. A sessão de cinema gratuita será realizada no dia 4 de julho, às 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com a exibição do documentário “Jair: Deixa que Digam”, com direção de Rubens Rewald.

A iniciativa do projeto Cinema Popular é desenvolvida por integrantes do grupo Apoenã de Fotografia e Cinema, composto por cineastas, profissionais da fotografia e produtores culturais do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart. E tem como objetivo oferecer, em todas as primeiras quintas-feiras do mês, sessões com entrada franca para levar à população de Ubatuba a oportunidade de prestigiar curtas e longas-metragens.

Nesta edição, o Cine Pop ainda promoverá, após a exibição do documentário, um bate-papo com o diretor da obra, Rubens Rewald – para que os participantes possam tirar dúvidas e conhecer mais sobre os bastidores do cinema brasileiro.

“Quando se faz um filme, é importante que a narrativa tenha conflito. Eu tinha como objetivo pesquisar se era um mito ele ser tido como o homem mais feliz do mundo. Queria encontrar uma zona de sombra no personagem. Perguntamos sobre Jair aparentar tristeza e ninguém nunca viu. Era pura alegria. Então, fizemos um longa que mostra a realidade de Jair, essa pessoa que representa um país alegre, otimista, que não existe mais. Representante de um país que se perdeu e está tentando se recuperar”, comentou o diretor Rubens Rewald.

O filme, lançado em 2020, tem duração de 90 minutos e classificação para acima de 10 anos de idade. Para poder assistir à obra no Teatro Municipal, é necessário retirar o ingresso no site megabilheteria.com.

Saiba mais sobre o filme

O longa foi exibido no festival É Tudo Verdade, em 2020, e venceu na categoria de Melhor Filme pelo voto do público na Mostra XIII Brazilian Film Festival, de Chicago, em 2022.

“Jair: Deixa que Digam” narra a história do artista, nascido em um canavial de Igarapava (SP), em 1939, e que trabalhou na roça até seus 10 anos. Antes de perseguir o sonho de ser cantor, foi engraxate e alfaiate – chegou a fazer dupla sertaneja com seu irmão, tornando-se “Jair e Jairo”. Mas logo conquistou o país em carreira solo.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft