Publicado em: 20 de junho de 2024
Com o objetivo de mapear e documentar as capelas do município, tanto as ainda existentes quanto aquelas que já não se encontram mais nos locais de origem, o projeto “Vamos conhecer nossas capelas” convida a população de Ubatuba a participar de dois encontros nos próximos dias.
O primeiro encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 20, às 14h30, no Centro Cultural Araponga. O segundo ocorrerá no dia 26 de junho, na região Oeste, a ser divulgado em breve.
“Com os encontros, esperamos que a população possa colaborar com essa iniciativa, seja por meio de relatos que nos ajudarão a valorizar e manter viva a nossa história, seja por fotos que poderão fazer parte deste importante mapeamento”, explicou Camila Marujo, produtora cultural que apoia o projeto.
Conheça a história do projeto
O atual projeto “Vamos Conhecer Nossas Capelas” teve início em 2023, por iniciativa da foliã da Romaria do Divino, Peola Maria Barbosa (proponente e coordenadora da proposta), para dar continuidade ao trabalho de pesquisa iniciado em 2003 pelo professor Julinho Mendes, que na época estava à frente do Museu Caiçara de Ubatuba.
A iniciativa foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba (CMPC) e do Museu Caiçara. Desde então, já foram promovidos diversos encontros regionais, por bairros, sempre buscando ampliar a participação social na pesquisa.
“As manifestações religiosas como a Folia do Divino Espírito Santo, a Folia de Reis, a dança de promessa a São Gonçalo, a Congada de São Benedito, entre outras, saem da fé e da arte do povo que estão ao redor dessas capelas, mantendo e preservando assim uma cultura de nossos formadores portugueses, africanos e indígenas”, explicou Julinho Mendes, em trecho do projeto inicial “Vamos conhecer nossas capelas” (2003).
Entre os principais colaborados do projeto atual estão ainda Rogério Estevenel, Zizinho Vigneron e Claudia Oliveira.
Se você tem memórias sobre as capelas de Ubatuba e deseja contribuir com o projeto ou quer saber mais sobre a proposta, entre em contato pelo telefone: (12) 98252-7342 – Peola Barbosa.
Crédito da foto: Divulgação do projeto