Publicado em: 26 de abril de 2024
O filme, que mostra a luta dos agentes de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de Covid-19, premiado no Festival “É Tudo Verdade” e qualificado para concorrer à indicação ao Oscar, vai ser exibido gratuitamente em Ubatuba na próxima quinta-feira, dia 2 de maio, às 19h. Trata-se do longa “Quando Falta o Ar”, dirigido pelas irmãs Ana e Helena Petta, que será apresentado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, por meio do Projeto do Cinema Popular.
Além da oportunidade de ver o filme, quem comparecer ao local poderá ainda participar de um bate-papo com a diretora Ana Petta, atriz e cineasta, e com Paulo Celestino, montador do filme. “Para a gente é uma honra exibir nosso filme que narra a história de luta e resistência das trabalhadoras do SUS durante a pandemia nesse projeto tão bonito que é o Cinema Popular de Ubatuba. Eu e o Paulo Celestino estaremos juntos assistindo ao filme e depois ficaremos para conversar”, explicou Ana Petta, durante o vídeo de divulgação do Cinema Popular de Ubatuba.
Para prestigiar o filme e participar do bate-papo é necessário retirar com antecedência o ingresso, de maneira gratuita, no site megabilheteria.com.
Sobre o filme
“Quando Falta o Ar” foi filmado em São Paulo (Hospital das Clínicas), Recife (UBS do Morro da Conceição), Pará (Hospital Municipal de Castanhal e equipe de saúde de Igarapé Miri), Salvador (Complexo Penitenciário Lemos de Brito) e Manaus (SOS Funeral). A obra traz principalmente o trabalho das mulheres no cuidado aos pacientes nesses locais, a partir da perspectiva dos profissionais da linha de frente que, naquele momento, atuavam sem uma coordenação nacional.
As irmãs e cineastas Ana e Helena Petta, respectivamente atriz e médica infectologista, contam que a equipe de filmagem buscou capturar diferentes ritmos e dimensões do cuidado em saúde que muitas vezes se expressam por meio do toque, do gesto e do olhar.
“Este documentário foi qualificado para concorrer à indicação ao Oscar em 2023 e vencedor em 2022 da 27ª edição do ‘Festival É Tudo Verdade’ como melhor documentário na Competição Brasileira: Longas ou Médias-Metragens, além de ter sido selecionado para o FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo) e para o 50º Festival SESC Melhores Filmes. Destaco também que o filme é ganhador do prêmio da categoria do júri de melhor filme longa-metragem no Festival Internacional de Filmes de Santos, além de ter sido exibido em diversos países, como Colômbia, Itália, Inglaterra e vários Estados brasileiros”, comentou Claudia Ciarrocchi, coordenadora do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.
O longa tem classificação para a partir de 10 anos de idade e 81 minutos de duração.
Cinema Popular
O Cinema Popular é um projeto idealizado por integrantes do grupo Apoenã de Fotografia e Cinema, composto por cineastas, profissionais da fotografia e produtores culturais do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart. A iniciativa traz sessões de cinema de forma gratuita à população, além de promover debates sobre os temas dos filmes exibidos.
As sessões ocorrem na primeira quinta-feira de todos meses, no Teatro Municipal, e tem reunido um público de cerca de 200 pessoas por sessão.
Crédito das fotos: Tarso Sarraf / Victor Jucá