Publicado em: 22 de dezembro de 2023
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) encerra o ano de 2023 com uma avaliação acima das expectativas e realizações significativas, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento cultural e artístico do município.
O diretor-presidente da Fundação, Luiz Bischof, se mostra muito satisfeito com os rumos e realizações da Fundart. “Quando assumimos, há cerca de 4 meses, as perspectivas não eram boas e as desconfianças eram muitas. Por causa de decisões fora do planejamento financeiro feito para 2023, pegamos a fundação com pouquíssimos recursos e grandes dificuldades em executar o restante das atividades previstas. Mesmo assim, conseguimos contornar as adversidades e encerrar o ano de forma positiva, e com alguns avanços importantes”, destaca Bischof.
Adequação da lei da Fundart e processo seletivo 2024
Das diversas iniciativas iniciadas neste ano, Bischof destaca a criação de uma comissão – composta por funcionários efetivos e comissionados, junto a um integrante do Conselho Deliberativo – que tem trabalhado na adequação da Lei nº 3720/2013, que dispõe sobre a reestruturação da Fundart, e a efetivação de contrato com a empresa que realizará processo seletivo para suprir as deficiências no quadro de funcionários da fundação, este com previsão para o início de 2024. Essas ações visam corrigir diversos apontamentos do Tribunal de Contas do Estado, que há anos cobra soluções definitivas.
Museu, Sobradão do Porto, Teatro Municipal e Espaço Clodovil Hernandes
O prédio do Sobradão do Porto, que está fechado ao público há quase 10 anos devido ao longo processo de restauro, parece ver uma luz no fim do túnel. Segundo Bischof, há conversas com o Iphan e Condephaat para uma possível reabertura do andar térreo, onde funcionavam a sala de exposições e auditório, após concretizar a demolição dos prédios anexos ao Sobradão e realizar o escoramento efetivo da parte interna, até que seja possível realizar em definitivo a restauração completa do prédio. Recentemente, o diretor-presidente da Fundart se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar de uma verba de R$ 2 milhões para a continuidade do restauro do Sobradão do Porto. A necessidade do investimento foi apresentada em reunião em Brasília (DF), acompanhado do prefeito Marcio Maciel, do secretário municipal de assistência social, Luiz Augusto Rocha e do procurador Cícero Assunção. O projeto foi inscrito no novo PAC, conforme orientação do vice-presidente, que encaminhou o pedido ao Ministério da Cultura.
Assim como o Sobradão do Porto, o prédio da “Cadeia Velha” de Ubatuba, sede do museu histórico, está fechado há alguns anos aguardando reforma. A prefeitura dispõe de uma verba de 153mil reais, aguardando finalização do processo para contratação da empresa para realizar a obra, processo que foi retomado na atual gestão. O edital que está em andamento teve no dia 14/12 sua licitação deserta, que é quando nenhuma empresa se inscreve para os processos licitatórios lançados pelo poder público através do edital específico. Uma nova licitação já está marcada para o dia 09/01/2024, para que se consiga dar andamento à reforma. Porém, Bischof já adiantou que caso necessário, fará a reforma de maneira emergencial, com verba própria da fundação, pois o prédio está em estado de conservação preocupante.
O Teatro Municipal, nos últimos meses recebeu atenção especial para atender a grande demanda de atividades e espetáculos de fim de ano. Foram realizados reparos no assoalho do palco, no sistema de calhas e gesso do teto, manutenção do sistema de ar-condicionado, além de instalação de sistemas de segurança e um novo estudo para readequação da fachada, conforme orientações do Ministério Público Federal, Iphan e Condephaat. O local também voltou a receber a instalação do Espaço Clodovil Hernandes, com a exposição de objetos que pertenceram ao renomado estilista, apresentador de televisão e deputado federal, que residiu por muitos anos em Ubatuba e sempre externou um grande carinho pelo município.
Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc: mais investimento para produção cultural
Para suprir os anseios dos produtores, agentes e fazedores de cultura, a Fundação lançou no mês de outubro, dois editais vinculados à Lei Complementar 195/2022, mais conhecida como “Lei Paulo Gustavo”, disponibilizando mais de 943 mil reais para o setor cultural no município. Foram inscritos no total, 207 projetos, entre projetos de audiovisual e demais áreas culturais. Até o final do mês será divulgado o resultado final com a relação dos contemplados.
Com relação a Lei Aldir Blanc, Ubatuba já enviou o plano de ação, efetivando assim, a adesão do município para 2024. A Lei Aldir Blanc 2 estendeu por cinco anos a política de fomento à cultura criada durante a pandemia de covid-19. A União vai enviar aos estados e municípios o valor total de R$ 3 bilhões anuais até 2027. O valor deverá ser usado para o financiamento de projetos culturais, montagem de cursos, pesquisas e estudos no setor e preservação de patrimônio cultural, entre outras finalidades.
Atividades e eventos realizados
Mesmo com recursos escassos, a fundação conseguiu realizar o planejado para o segundo semestre quase em sua totalidade. De agosto a dezembro, diversas atividades foram executadas, reafirmando o compromisso da fundação com a arte e a cultura do município. Dentre elas podemos destacar a 4ª Mostra Coletiva dos Artistas de Ubatuba e o 19º Salão Ubatuba de Artes visuais, no Teatro Municipal; as Feiras do Setorial de Artesanato da Fundart, na Praça da Matriz; o evento comemorativo ao dia da Consciência Negra, que aconteceu em frente ao Sobradão do Porto e em outros locais do município, também com apoio da fundação; o tradicional Concurso Literário, que teve sua cerimônia de premiação dia 15 de dezembro, na Biblioteca Municipal; a 8ª Conferência Municipal de Cultura, onde foi eleito o novo Conselho Municipal de Política Cultura – CMPC; além do Encontro de Fandango de Ubatuba que aconteceu no Rancho Caiçara, na Praia do Perequê-Açú, e diversos outros eventos que também contaram com apoio da Fundart para sua realização, através do edital de apoio a eventos da municipalidade.
Para fechar com chave de ouro, a Associação Lira Padre Anchieta realizou no dia 16 de dezembro a “Cantata de Natal”, um lindo encontro na Praça da Matriz que contou com apresentações da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba e do Coro da Lira. Encerrando as atividades de 2023, o Teatro Municipal recebeu ainda. no dia 20/12, o belíssimo concerto “Trilhas Sonoras”, onde a Banda Lira apresentou temas de filmes consagrados como Piratas do Caribe, O Senhor dos Anéis, Harry Potter, Jurassic Park, entrou outros sucessos, emocionando o público presente.
Luiz Bischof ainda fez questão de agradecer a toda equipe da Fundart: “A realização de todas essas atividades exigiu muito esforço e dedicação da nossa equipe que, mesmo com poucos funcionários, se empenhou ao máximo para que tudo acontecesse da melhor maneira. Meu muito obrigado a todos, especialmente ao Paulo Motta, que se desligou do cargo de diretor cultural, mas foi peça fundamental para o nosso sucesso.”, Finaliza Bischof.
Quem assumiu lugar de Paulo Motta foi o publicitário e produtor cultural, Zeca Ribeiro, que já teve outras passagens pela fundação, inclusive no cargo de Diretor Cultural. Já assume em meio ao início do planejamento para o próximo ano, com abertura do edital para execução de oficinas culturais, encontro de Folia de Reis e Festival de Marchinhas Carnavalescas, já no início do ano. Com esse planejamento, Bischof acredita que 2024 será um ano promissor para a Fundart. “Ano que vem faremos ainda mais. Quero levar a Fundart até as comunidades; Trabalhar o Turismo de Base Comunitária e a nossa cultura local. Não estou aqui para ser apenas mais um! Vim para a Fundart a pedido do Prefeito Marcinho para fazer a diferença, e estamos trabalhando para isso”, finaliza.