Quilombo do Sertão do Itamambuca

Publicado em: 25 de outubro de 2023

Voltar

Quilombo do Sertão do Itamambuca

Data da Publicação: 25/10/2023

Com entrada no km 37 da Rodovia Rio-Santos, na região norte de Ubatuba, o quilombo do Sertão do Itamambuca foi criado por descendentes de escravos que trabalhavam nas terras de um fazendeiro local que cultivava café e mandioca. De acordo com relatos históricos, com a abolição muitos escravizados continuaram ali e assim formaram a comunidade.

No ano de 2005 o grupo criou a associação do quilombo, em 2007 foi reconhecido pela Fundação Palmares e, em 2010, pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp).

Atualmente, cerca de 70 famílias moram no quilombo. Além das festividades culturais, com tradição nos dias 13 de maio e 20 de novembro, a comunidade apresenta aos visitantes artesanatos e culinária, trilhas pela natureza com possibilidade de banho de rio e observação de pássaros exóticos da Mata Atlântica.

A comunidade faz parte do projeto Quilombo Sustentável, com concepções voltadas ao Turismo de Base Comunitária (TBC), meio ambiente, construção, comunicação e gestão. Dezenas de monitores do quilombo estão certificados para atuarem no TBC e, muito em breve, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.

Para saber mais entre em contato pelo telefone da associação (12) 99125-8345.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft