Publicado em: 30 de março de 2022
Os encontros serão realizados em quatro escolas de diferentes regiões do município e a programação conta com bate-papo, oficinas, rodas de conversa, rodas de freestyle, batalha de poesias e muito mais, acompanhe a programação.
O movimento Slam Independente acontece de forma mensal em Ubatuba e reúne poetas e poetisas, slammers, artistas e demais pessoas interessadas no movimento da poesia, da rima, do improviso, da cultura urbana e da troca que esse movimento proporciona. Em 2022, o coletivo que organiza o Slam Independente aprovou um projeto dentro do edital de Culturas Negras e Hip Hop pelo Proac-SP e vai potencializar suas atividades pela cidade.
Os encontros serão quinzenais, sempre realizados em escolas públicas de Ubatuba em busca de trabalhar a poesia marginal como ferramenta de empoderamento e emancipação dos jovens e demais pessoas interessadas. Todas as atividades serão realizadas aos sábados dentro de um formato imersivo, das 9h30 às 18h, com intervalo para almoço e descanso.
Formado por uma equipe diversa que envolve pesquisadora, articuladora, instrutora, oficineiros, convidados, filmmakers e técnicos, a iniciativa vai promover a troca de vivências e experiências dentro dessa temática em busca de expandir a caminhada já construída pelo projeto e alcançar cada vez mais pessoas. Ao final do ciclo de encontros os participantes terão a oportunidade de gravar uma poesia para compartilhamento nas plataformas de streaming. Além disso, um mini documentário será produzido.
Programação
O primeiro encontro já tem data, será no dia 9 de abril na Escola Maria Alice, localizada no bairro da Marafunda. O tema do encontro é Ritmo, Poesia, Cultura Preta e Antirracista e conta com convidados especiais: Bethânia Souza, Maitê Freitas e Brenalta. Os três oficineiros irão comandar o dia cheio de atividades, veja abaixo os horários e se inscreva.
09h30 – Chegada
10h00 – Apresentação
10h15 – Bate Papo: Ritmo, Poesia, Cultura Preta e Antirracista
11h30 – Oficina Expressão e Movimento com Bethânia Sousa.
12h30 – Descanso – Pausa para Lanche
13h30 – Oficina: A História do Slam com Brenalta
14h30 – Oficina de Escrita com Maitê Freitas
15h30 – Slam Independente 18ª Edição
18h00 – Encerramento
Como participar?
Para participar, você poderá se inscrever no formulário de inscrição disponibilizado pelo link e, os estudantes das escolas selecionadas poderão se inscrever diretamente na secretaria. As vagas serão limitadas e os primeiros a se inscrever receberão um kit exclusivo. Em caso de dúvidas envie uma mensagem nas redes sociais do Slam e acompanhe as publicações.
Serão 35 vagas para cada dia de atividades sendo que essas, realizadas em quatro escolas públicas de Ubatuba/SP sempre aos sábados entre 9h30 e 18h. A programação será imersiva e contará com diferentes atividades para cada dia incluindo: bate-papos, oficinas e vivências além das atividades já previstas em nossos encontros como as edições das batalhas de poesia, rodas de rima, improviso e open mic.
Link de inscrição: https://forms.gle/Nojhr8Gvhmoo5qiQ8
Siga o SLAM INDEPENDENTE: https://www.instagram.com/slamindependente/
Anote na agenda as datas dos próximos encontros e acompanhe a programação completa nas redes sociais @slamindepente
23 de abril – Escola Municipal Tancredo Neves
7 de maio – E.E. Dionísia Bueno Velloso no bairro do Perequê-Açu
21 de maio – E.E. Profª Idalina do Amaral Graça no Ipiranguinha
1 de junho – Encerramento – Escola Municipal Tancredo Neves
Fonte: @vanessacancian / Slam Independente