Publicado em: 6 de março de 2020
Levar literatura, contação de histórias, músicas e oficinas é o objetivo principal do projeto “Ocupe – Literatura sobre rodas”, que foi aprovado com a segunda maior nota do estado de São Paulo nesta categoria e que irá, durante os meses de março, abril e maio, realizar ações em oito locais diferentes do município de Ubatuba. O projeto foi proposto pela Cia Mangará e pelo Livro A Janela da Alma e irá criar em espaços públicos (praças, escolas ou centro comunitários) um ambiente especial para o com a literatura.
A ação irá circular por oito locais na cidade de Ubatuba, incluindo bairros periféricos, centro e comunidades tradicionais como forma de abarcar diferentes núcleos que compõem a diversidade social dessa cidade, entendendo a literatura como um conhecimento que deve ser inerente a qualquer indivíduo. Ubatuba é um município que possui cerca de 100km de extensão, mais de 60 bairros e aproximadamente 90 mil habitantes, e para todo esse território há apenas uma biblioteca pública,
Nesse projeto serão realizadas ao todo 28 ações que visam a promoção da literatura no território ubatubano. Sendo elas: oito Ocupações Artísticas – “Ocupe – Literatura sobre rodas”. Cada Ocupe engloba outras atividades como as intervenções pelo bairro para convocar a população e a oficina de encadernação para os professores das escolas que estão articuladas. Também haverá um grande sarau de encerramento na região central.
O acervo literário conta com apoio da Editora Peirópolis, Editora Aletria, Mazza Edições e com a consultora em Literatura Infantil e Infanto Juvenil, escritora e jornalista Renata Penzani.
Em Ubatuba o projeto conta com apoios de parceiras e parceiros, em busca de possibilitar que as ações contem com mais algumas ferramentas de trabalho, entre eles: A empresa Moraes Madeira, a Padaria Integrale, o Delícias da Floresta, a Casa de Bolos de Ubatuba.
Programação do “Ocupe, literatura sobre rodas”
As ações “Ocupe” serão abertas e em espaços públicos dos bairros escolhidos, sempre com articulação junto às escolas municipais.
- 18 de março: Campinho da Horta Comunitária do Taquaral – das 14h às 18h
- 21 de março: Quilombo da Fazenda – das 9h às 12h – em frente a Casa de Farinha
- 28 de março: Praça do bairro Sesmarias (atrás da escola João Alexandre) – das 14h às 18h
- 3 de abril: Escola Ernesmar no Bairro da Folha Seca/Corcovado – das 9h às 13h
“Além do Ocupe, nós iremos fazer intervenções poéticas para chamar a população a participar das nossas atividades e oficinas que são direcionadas aos professores das escolas desses bairros”, explica Vanessa Cancian Silva, assessora de comunicação do projeto.
O projeto que foi contemplado com o edital Nº 24/2019 para ações de incentivo à leitura no Estado de São Paulo. Em Ubatuba o grupo conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba.
A programação completa das ações serão divulgadas também nas redes sociais da Cia Mangará e do Projeto Livro A Janela da Alma
Fonte: Assessoria de Comunicação/Projeto