Publicado em: 19 de julho de 2018
As criações serão expostas a partir do mês de agosto
O Curso de Encadernação Artesanal oferecido pela Biblioteca Pública Municipal “Ateneu Ubatubense” concluiu sua etapa básica nesta terça-feira (17), sob coordenação da professora e artista do papel Marisa Sanches.
Todos os participantes avaliaram a atividade como “muito boa”, elogiaram tanto as técnicas, quanto a didática e os materiais (oferecidos gratuitamente aos participantes) e se manifestaram interessados em participar de módulos mais avançados. Já há uma lista de espera com interessados no módulo básico, confirmando o interesse da população no tema de encadernação e restauro, detectado na Pesquisa da Comunidade.
Um dos objetivos da Biblioteca com os cursos de encadernação é capacitar para geração de renda, especialmente artesãos e escritores, mas não somente. Luiza Morandin, que confecciona acessórios e roupas, destacou: “Posso me aperfeiçoar e também criar produtos para minha empresa”, disse.
O aluno Rogério Bessa do Nascimento mencionou outro aspecto positivo: “só o fato de poder trabalhar o restauro de nosso próprio material é uma ‘mão na roda’, uma economia!”, o que é bastante relevante para quem é amante de livros numa cidade de clima úmido e quente como Ubatuba.
A equipe da biblioteca está articulando parcerias e recursos para dar continuidade ao curso. A ideia é otimizar o uso das prensas e ferramentas disponíveis no polo permanente de encadernação e restauro de livros, cuja criação só foi possível graças à doação da restauradora Maria Amélia Cardoso de Almeida.
Fique por dentro das datas de exposições e cursos em Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense.