Publicado em: 28 de novembro de 2017
A cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela pode ser representada pela música, canto, danças, encenações, festas, literatura, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato.
Para reconhecer a atuação daqueles que mantém viva as tradições do povo, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura promove a 5ª edição do Prêmio Culturas Populares.
Entre os 200 vencedores da categoria “grupo”, se destaca o Fandango Caiçara de Ubatuba, que por sua contribuição sociocultural, melhoria da qualidade de vida das comunidades e preservação da memória cultural irá receber R$10.000 como premiação.
O prêmio já tem destino certo, diz o mestre Mario Gato “Vamos investir esse dinheiro na criação de oficinas nas escolas para a manutenção do fandango em Ubatuba”.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, classifica o Fandango Caiçara como uma forma de expressão enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras. Durante os bailes, se estabelecem redes de diálogos entre gerações e o intercâmbio de modas e passos, viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças
Todos os anos o prêmio escolhe uma pessoa de relevância dentro do âmbito da cultura para homenagear. Esse ano o prêmio levou o nome de “Leandro Gomes de Barros” considerado o rei dos poetas populares do seu tempo, também foi chamado de “príncipe dos poetas”, em 1976, por Carlos Drummond de Andrade. Gomes morreu em 1918, em Recife.