Publicado em: 16 de março de 2017
O curso irá trabalhar em um módulo intensivo o método desenvolvido pelo brasileiro Augusto Boal, que é praticado no mundo todo e busca investigar as opressões sofridas em diferentes âmbitos sociais de maneira lúdica e teatral. As atividades serão realizadas durante 4 encontros, nos dias 25 de março e nos dias 1, 8 e 9 de abril em Ubatuba.
Para fazer o curso não é necessária experiência prévia com teatro e recomenda-se que os inscritos sejam maiores de 14 anos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail cardere@gmail.com. O valor do investimento é de 100 reais pelo curso todo e os encontros irão acontecer no Centro Sociocultural Kantuck.
Em novembro de 2016, foi organizado em Ubatuba, o II Encontro da Rede Sem Fronteiras de Teatro do Oprimido. Esse evento fez com que despertasse o interesse da comunidade local em discutir esse método teatral e o curso proposto é fruto do encontro e da vontade de fazer com que haja um grupo que multiplique o TO na região.
Rodrigo Caldeira, que irá ministrar a oficina, faz parte do Coletivo Garoa de São Paulo (que alia o Teatro do Oprimido com outras pesquisas estéticas) e atua como Curinga (facilitador do Teatro do Oprimido) desde 2010. Ator profissional com 30 peças realizadas, organizou o II Encontro Sem Fronteiras de Teatro do Oprimido em 2016 na cidade de Ubatuba.
Diversas dinâmicas e atividades serão desenvolvidas, sobretudo, com o objetivo de encontrar alternativas de luta contra de maneira teatral, coletiva e interativa, por meio de jogos que visam desmecanizar nossa forma de agir e pensar.
- Curso de Teatro do Oprimido em Ubatuba
- Público: indicado para maiores de 14 anos, jovens e adultos – não é necessária experiência prévia em teatro
- Valor: R$100,00
- Inscrições: pelo e-mail cardere@gmail.com
- Datas: 25 de março – 1, 8 e 9 de abril de 2017
- Local: Centro Sociocultural Kantuck, Rua Vasco da Gama – 250, loja 3
Design Gráfico: Ananda Barreto
Fonte: Assessoria de comunicação/Vanessa Cancian