Joban Antunes lança livro ‘Canoa Poética’ neste sábado na praia da Enseada

Atualizado em: 16 de março de 2017

17270444_1454128284597772_2045774507_nNo próximo sábado, dia 18 de março, o caiçara nascido na praia da Enseada, Joban Antunes, lança seu terceiro livro. “Canoa poética” é uma coletânea de poesias e contos. “A inspiração é a vida, é a natureza, é a qualidade de vida que temos aqui, são os conflitos caiçaras que sempre permeiam a vida do povo”, conta o autor.

A festa de lançamento promete ser animada, com prosa, poesia e música, regada com “consertada”, o licor caiçara. O evento será realizado das 17 às 21 horas no Bar e Restaurante Zenaide, na Enseada.

Assim como seus dois livros anteriores, “Canoa poética” também será lançado de forma independente. “Esse livro é um presente de natal da minha esposa, que bancou a publicação”, explica Joban.

“O Julinho Mendes deu uma explicação que achei muito interessante. A canoa realmente é poética. Porque ela é uma semente que se transformou em árvore, depois vira canoa, que vai pescar, que leva o alimento pras pessoas. Então a canoa ela é poética. E eu pensei em canoa poética porque a minha vida foi viajar na poesia. E a letra foi a canoa que eu usei pra viajar”, diz o autor, justificando o nome do livro.

Hoje com 63 anos, Joban recorda como começou a escrever ainda no tempo da escola. Foi graças a um professor do Deolindo, que criou um concurso de poesia chamado “28 de outubro”, que acontecia no aniversário da cidade. “Ele dava nota para quem participasse. Eu, para ganhar nota, comecei a inventar poesia. Aí comecei a gostar de escrever”, lembra.

Joban nasceu na Enseada e conta que sempre morou em Ubatuba. “Meu envolvimento com Ubatuba é muito grande. Eu amo essa terra mais do que qualquer coisa. Várias vezes eu tive oportunidade de deixar essa terra. Mas pensei melhor, ‘pra quê ganhar dinheiro e ser rico?’ melhor ser rico com a beleza, com a natureza”, afirma o escritor.

Atualmente, Joban é o Coordenador do Grupo Setorial de Literatura da FundArt. “Nosso trabalho é tentar resgatar essa literatura caiçara. Buscar essas coisas que foram escritas, que foram deixadas. Esses costumes que ninguém fala”, explica Joban.

O escritor conta que está escrevendo um romance que deve ser seu próximo livro a ser publicado.

SERVIÇO

Fonte: Informar Ubatuba

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft