Publicado em: 15 de julho de 2016 | Última atualização em: 18 de julho de 2016
No período de 4 a 29 de julho, a Biblioteca Pública Muncipal “Ateneu Ubatubense” e o espaço CDI RECODE estarão fechados ao público. No período, a equipe fará um mutirão para higienização do acervo da biblioteca.
A bibliotecária Keila Redondo participou, em 30 e 31 de maio, de um curso de higienização preventiva de acervos bibliográficos, promovido pela ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, que funciona em São Paulo, dentro do prédio da hemeroteca da Biblioteca Pública Mário de Andrade, no centro da capital.
Estas técnicas, materiais e procedimentos aprendidos no curso já foram multiplicadas para a equipe e até para um leitor, Sr. Ciro Briet, colecionador de livros, aposentado, está trabalhando voluntariamente no mutirão de limpeza do acervo, dedicando algumas horas semanais para ajudar a conservar o acervo.
“Aprendi a usar pincéis para remoção de poeira e outras sujeiras. Fazemos a varredura do corte do livro, da capa e contracapa, e também das dez primeiras e dez últimas páginas de cada exemplar. Também aprendi a oxigenar as páginas dos livros, técnica que – numa cidade de alta unidade relativa do ar, como a nossa, deve ser efetuada com regularidade”, conta a bibliotecária.
As novas técnicas e materiais aprendidos no curso certamente vão impactar positivamente na longevidade do acervo, bem como na saúde dos funcionários e leitores da biblioteca, especialmente crianças.