Publicado em: 17 de junho de 2016 | Última atualização em: 27 de setembro de 2016
Em 2016, a festa que completa 93 anos, tem início no dia 24 de junho, sexta-feira, com a Procissão do Mastro de São Pedro saindo da Igreja Matriz às 18h30 até a Praça de Eventos. Esse ano a procissão contará com a presença da Retreta Maestro Pedrinho acompanhando os fiéis até o local da festa. Ao mesmo, as canoas que levam a imagem de São Pedro para a capela da Vila Caiçara, saem da Prainha do Matarazzo com destino a Praça de Eventos para a benção do mastro e abertura oficial do evento.
No dia 29 de junho, dia de São Pedro, a imagem do santo é conduzida em procissão da Igreja Matriz até a Barra dos Pescadores, onde o santo é colocado no barco que lidera o cortejo para a procissão marítima com a Bênção dos Anzóis, para que a pesca seja abundante o ano todo. A Procissão Marítima está marcada para as 13h30 do dia 29, mas sempre condicionada a questões de maré e condições climáticas.
Após a Procissão Marítima a imagem de São Pedro é conduzida da Barra dos Pescadores até o palco da festa, onde acontecerá a Missa Campal às 15h encerrando as comemorações religiosas com show da banda católica Conversão às 18h.
Histórico
A comemoração ao santo padroeiro de Ubatuba começou no dia 29 de junho de 1923, quando o padre caiçara Francisco dos Passos, com a ajuda de pescadores, celebrou uma missa em um altar improvisado de canoas.
A Procissão Marítima, teve início somente em 29 de junho de 1954, com poucos barcos, mas uma quantidade enorme de canoas. Como era novidade, o povo se aglomerou na entrada da barra do Rio Grande, agitando lenços brancos, enquanto o foguetório anunciava a saída do andor. Aos poucos a procissão no mar foi se firmando, com barcos enfeitados com folhas de bambu e “coco pindóva” e muitas bandeiras de papel colorido.