Publicado em: 30 de novembro de 2022
O bairro do Perequê-Açu recebe neste fim de semana, de 2 a 4 de dezembro, a 5ª Festa do Fandango Caiçara, no rancho “Antonia dos Santos Mariano”, localizado na própria praia, em frente ao Instituto Argonauta. A festa tem o objetivo de apoiar, incentivar, fomentar e difundir elementos do Fandango Caiçara promovendo a rica expressividade histórica, social e artística dessa tradicional cultura popular brasileira e fortemente presente na cultura de Ubatuba.
A programação conta com corrida de canoa caiçara, roda de conversa, grupos de dança, oficinas, exposição e o tradicional Baile Amanhece, com muito fandango até o dia clarear. O fandango caiçara é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo um gênero que mistura música e dezena de danças que podem ser bailadas, coreografadas em roda ou ainda percutindo-se os pés no chão.
O fandango é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.
A festividade acontece no Rancho Caiçara que é um importante espaço construído de pau a pique para o fomento de atividades culturais, e que se tornou um centro de convivência e tradição.
A 5ª Festa do Fandango Caiçara é uma realização da União dos Grupos de Fandango Ubatuba, com apoio do Museu Caiçara, Associação de Amigos Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), Fórum de Comunidades Tradicionais, Observatório, Fiocruz, SUS e Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura – Fundart – e da Secretaria Municipal de Turismo.
Confira a programação
Dia 2 – sexta-feira
14h: A Mulher do Baile: Oficina de produção de legendas e o papel dela na fotografia
15h: Apresentação Lendas Caiçaras – Mariana Zanette
18h: Roda de Conversa – “Desafios para a valorização da Cultura Tradicional”
20h: Abertura da festa/ lançamento União dos Grupos de Fandango de Ubatuba
20h30: Apresentação Grupos de dança
22h: Baile Amanhece
A partir das 14h: Exposição “A mulher do baile”
Dia 3 – sábado
10h: Oficina Construção de Adufo
14h: Corrida de Canoa Caiçara “Detentores Fandangueiros”
16h: Oficina de Batido
20h30: Apresentação Grupos de Dança
22h: Baile Amanhece
A partir das 14h: Exposição “A mulher do baile”
Dia 4 – domingo
A partir das 14h: Exposição “A mulher do baile”
Retorno dos grupos para suas cidades