102ª Festa de São Pedro é encerrada com procissões, cultura caiçara e shows musicais

Publicado em: 30 de junho de 2025 | Última atualização em: 1 de julho de 2025

Após quatro dias de programação intensa, foi encerrada neste domingo (29), Dia de São Pedro, a 102ª edição da tradicional festa do padroeiro dos pescadores em Ubatuba. Com início na última quinta-feira (26), o evento, realizado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, reuniu manifestações religiosas, culturais e musicais que mobilizaram moradores e visitantes na região central da cidade.

O último dia começou com a visita da Folia do Divino Espírito Santo à Ilha dos Pescadores, às 9h, com apresentação do grupo Mestre Pedrinho. Em seguida, por volta das 13h, a procissão com a imagem de São Pedro saiu da Paróquia Exaltação da Santa Cruz em direção à Praia do Matarazzo, onde teve início a tradicional procissão marítima pela Baía de Iperoig, culminando com a Bênção dos Anzóis. Os barcos e canoas mais bem decorados também foram homenageados pela Fundart no decorrer da festa com troféus e premiação em dinheiro.

No período da tarde, uma missa campal reuniu fiéis na Praça de Eventos, marcando o momento religioso. Já de noite, o Fandango Caiçara do Prumirim e o sertanejo de Nako & Rafael animaram o público.

Em seguida, a cultura voltou a emocionar com a Congada de Bastões São Benedito, que prestou homenagem a José Roberto, carinhosamente conhecido como “Zé”, integrante dedicado da congada do Puruba, falecido no ano passado. No encerramento, duas atrações fizeram o público dançar: a Banda Praieira e o grupo Peixe Elétrico, com repertório de forró reconhecido nacionalmente.

Ao longo dos quatro dias, a festa apresentou mais de 20 atrações culturais e musicais locais, além de shows com artistas de projeção, como Edu Ribeiro, Fundo de Quintal e Peixe Elétrico, que lotaram a Praça de Eventos da cidade. Segundo a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito, neste ano a programação foi ampliada graças ao Programa de Apoio a Festivais, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

“Conquistamos um repasse de R$ 100 mil por meio de um edital estadual voltado exclusivamente ao fomento de festas populares, promovido pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio da iniciativa Amigos da Arte. Esse apoio nos permitiu fortalecer a programação com atrações de renome e, ao mesmo tempo, valorizar os grupos culturais e musicais de Ubatuba. A Festa de São Pedro é mais do que uma celebração religiosa: é a expressão viva da identidade caiçara e do seu povo”, afirmou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito.

 

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft