Cultura e tradição: Encenação da Paixão de Cristo e Baile de Aleluia marcam feriado em Ubatuba

Atualizado em: 1 de abril de 2024

O feriado da Páscoa em Ubatuba contou com uma programação repleta de tradição e cultura caiçara. Na Sexta-feira Santa, dia 29, mesmo debaixo de uma chuva constante, moradores e turistas compareceram à Avenida Iperoig para conferir o espetáculo “Paixão de Cristo – Religare”, que com a participação de dezenas de atores narrou as passagens mais marcantes de Jesus de Nazaré.

Com uma estrutura composta por cinco locações, instaladas na Praça de Eventos, o espetáculo emocionou lembrando desde o nascimento de Cristo até o seu julgamento, crucificação e ressurreição. Além de utilizar o espaço de eventos, a peça seguiu em cortejo até à Rua Coaquira, com os atores que interpretaram os soldados montados a cavalo, acompanhando Jesus (o ator Rodrigo Caldeira) carregando a cruz.

“É a primeira vez que tive a oportunidade de encenar a Paixão de Cristo, e foi um desafio mostrar o ser humano e não apenas o mito. Viver um personagem que todos aguardam foi realmente muito emocionante”, comentou Caldeira, que trabalha como ator há anos e ainda é arte-educador da Fundart, lecionando aulas de teatro.

O diretor do espetáculo, Bado Todão, também comemorou o resultado do trabalho dos atores da Theatral Cia do Mar e de todos os envolvidos. “Quando a gente se empenha em caminhar amparado nos valores mais genuínos de amor e fraternidade, ensinamentos básicos do mestre Jesus, as coisas tendem a se harmonizar. A jornada foi dura, porém prevaleceram a fé, a comunhão e a verdade. E certamente

cumprimos a nossa missão embasados na sutileza do subtema (Religare) que propusemos e nos religamos!”, comentou Todão.

 

Um diferencial da encenação neste ano foi o fato do espetáculo ter sido protagonizado 100% ao vivo. Durante o período da pandemia da Covid-19, a peça foi apresentada online por meio de redes sociais; no ano passado voltou para a rua. Entretanto, a encenação foi realizada em um palco montado na Praça de Eventos, com algumas cenas gravadas previamente e transmitidas em telão no dia.

O evento foi desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), juntamente com o time de atores e produtores da Theatral Cia. do Mar.

Baile de Aleluia

Completando a programação cultural do feriado, para celebrar o fim da Quaresma e os costumes caiçaras, a Associação dos Grupos de Fandango de Ubatuba, com apoio da Fundart, promoveu o Baile de Aleluia, realizado no sábado, dia 30, no Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano”, na praia do Perequê-Açu.
A festa, que ocorre há mais de 50 anos, sempre com entrada gratuita, neste ano bateu recorde de público, alcançando cerca de 500 participantes, segundo a organização.
“O Baile neste ano foi maravilhoso com um formato novo, com programação durante o dia todo. Tivemos muitas brincadeiras caiçaras e malhação de Judas. E na parte da noite contamos com a exposição ‘Mulheres do Baile’, e depois nosso Baile do Amanhece surpreendeu reunindo cerca de 500 pessoas”, comemorou Robson Fernandes, representante dos Grupos de Fandango.

O Baile do Amanhece teve a participação de representantes do Fandango da cidade e do grupo “Cirandeiros de Parati”, que fizeram os presentes levantarem a poeira com muita dança até o dia clarear

no domingo.

Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por Eversoft