Grupo Musical de Fandango Caiçara Ubatubano

O Fandango é um gênero musical fortemente associado ao modo de vida da população caiçara. Sua prática sempre esteve vinculada a organização de trabalhos coletivos e eventos religiosos onde o organizador oferecia uma festa, como pagamento aos ajudantes voluntários.

Algumas modas do Fandango de Ubatuba são a Xiba (também conhecida como Cachorro do Mato), Recortado, Canoa, Ciranda, Cana-Verde, Marrafa, Tontinha, Caranguejo, entre outros. Passado de geração a geração, o grupo de Fandango Caiçara atualmente é composto por tocadores de diversas localidades de Ubatuba, sendo: Ubatumirim, Promirim, Itamambuca, Praia Vermelha, Itaguá, Centro e Praia Grande.

A formação do grupo vem desde os mais jovens até os mais antigos mestres tocadores, com um vasto conhecimento histórico relacionado a musicalidade caiçara. O grupo faz apresentações em festejos populares e em festivais dentro e fora do município. Com suas violas, rabecas, pandeiro e caixa, levam alegria através de causos e história em forma de música.

Menu