Jornalista Daniela Arbex vai conversar com leitores em Ubatuba

Post 92 de 401

Daniela Arbex já ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo e outros internacionais

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A premiada jornalista e escritora Daniela Arbex estará na Biblioteca  Municipal de Ubatuba no dia 29 de agosto, às 19h, conversando com fãs sobre seus livros “Holocausto brasileiro – genocídio: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil” e “Cova 312”, obra que levou o prêmio Jabuti 2016.

“Holocausto brasileiro” ganhou o prêmio de  melhor livro-reportagem de 2013 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). É considerado a “bíblia” da saúde mental no Brasil, já que denuncia as condições desumanas a que eram submetidos os pacientes do hospital Colônia de Barbacena (MG) onde milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental.

Conforme a obra literária, eram apenas epilépticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, meninas que ficaram grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento. Pessoas que foram torturadas, violentadas e mortas.

Cova 312

“Cova 312” revela uma história real sobre como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante político, forjaram seu suicídio e sumiram com seu corpo, reconstituindo o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. No final, uma revelação bombástica muda um capítulo da história do Brasil.

Daniela Arbex

Uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, Daniela Arbex tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. Entre eles estão: Prêmio Esso de Jornalismo, o americano Knight International Journalism Award (2010) e o IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009).

Um “esquenta” às 18h de 15 de agosto vai preparar os interessados em participar do bate-papo com a autora no dia 29 de agosto.

As duas ações integram o Viagem Literária e acontecerão na Biblioteca: Praça 13 de Maio, 52.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Menu