Exposição “Meu mundo é de papel” encerra neste domingo em Ubatuba

Post 28 de 383

255 peças de Eunice Coppi encantaram moradores e turistas

Alunos do Colégio Integração em visita à exposição

Alunos do Colégio Integração em visita à exposição

A exposição “Meu mundo é de papel”, da artista Eunice Coppi, encerra neste domingo (17) em Ubatuba. Durante quase um mês 255 peças ficaram expostas ao público e encantaram moradores e turistas.

A mostra artística, que ficou no histórico Sobradão do Porto, marcou a comemoração do Dia Nacional do Folclore.

Contribuindo para a educação cultural na cidade, a exposição recebeu a visita de grupos escolares que puderam conhecer um pouco mais da técnica utilizada pela artista e as diversas cenas populares retratadas na mostra.

A vinda da exposição foi possível em razão da parceria entre a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FundArt) e o Museu do Folclore de São José dos Campos.

“Fiquei muito feliz com o convite da FundArt para expor minhas obras em um lugar tão incrível”, declarou Eunice, encantada com o Sobradão do Porto.

Arte

Obras de Eunice Coppi usando técnica de papel em gomaAs figuras criadas pela artista Eunice Coppi são feitas de papel e goma – polvilho azedo – pintadas com látex e verniz, para o acabamento.

Os personagens são caracterizados nos mínimos detalhes, com roupas, calçados e assessórios. Retratam as mais diversas manifestações populares, cotidiano vivenciado pela artista durante a infância.

A exposição é colorida, rica em particularidades – mesmo sendo acessível a todos – tem um movimento épico e atual, deixa qualquer um curioso e atrai o olhar mais distante.

Suas figuras de papel expressam momentos de sua infância (retratadas nos personagens), bem como manifestações folclóricas.

Artista

Eunice Coppi e suas obras

Eunice Coppi e suas obras

A artista desenvolve este trabalho diferenciado há mais de 20 anos. No entanto, antes de aperfeiçoar as técnicas que envolvem o papel, Eunice fazia figuras de argila – a arte realmente pulsa em suas veias.

Ela é mineira, do município de Sabará, mas mora em São José dos Campos (SP) há mais de 40 anos. Eunice é casada e tem três filhos que já estão criados.

Mulher firme e exemplo de vida, trabalhou na roça quando era criança. Na sua infância já demonstrava vocação artística, quando fazia brinquedos de barro e palha de milho.

SERVIÇO
Exposição: “Meu mundo é de papel”, de Eunice Coppi
Período da exposição:  22 de agosto a 17 de setembro
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h e aos finais de semana e feriados, das 14h às 22h (com possibilidade de agendamento prévio para escolas e grupos em horários diferenciados).
Local: Sobradão do Porto, Praça Anchieta, 38 – Centro
Entrada: Gratuita

Menu