DVD sobre vida de Mestre Quilombola será lançado neste sábado em Ubatuba

Post 94 de 421

Lançamento será no dia 12 de agosto, às 20h, no Projeto Tamar de Ubatuba

Zé Pedro, Mestre Quilombola de Ubatuba (Foto: Raell Nunes)

Zé Pedro, Mestre Quilombola de Ubatuba (Foto: Raell Nunes)

O DVD “Eu tenho o meu sonho” apresenta canções, imagens e depoimentos com os causos e a sabedoria do Mestre Quilombola Zé Pedro, importante figura da Casa da Farinha, na Fazenda da Caixa, em Ubatuba.

A obra cinematográfica foi produzida em 2014, tendo como base o livro “Eu tenho o meu sonho”, de Moacyr Pinto, e do CD com o mesmo título, que teve suas gravações finalizadas em 2012, com composições realizadas em parceria com os músicos do grupo regional Trem da Viração, de São José dos Campos (SP).

O lançamento do material em vídeo acontece no dia 12 de agosto, às 20h, no Projeto Tamar, dentro da programação do VII Mês da Cultura Popular. Nas palavras do presidente da FundArt (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), Pedro Paulo Teixeira Pinto, o DVD é mais uma obra de relevância para a cultura popular.

“O mestre quilombola Zé Pedro é o patriarca da Picinguaba. Com quase 80 anos de idade, ele mantém as tradições e divulga nossa cultura. Muitos visitam a Fazenda da Caixa, de escolas municipais aos turistas do mundo inteiro. É preciso manter vivo tudo isso”, disse o presidente.

Zé Pedro

DVD é baseado no livro e CD, que se chama “Eu tenho o meu sonho”

DVD é baseado no livro e no CD com o mesmo nome: “Eu tenho o meu sonho”

Zé Pedro começou a trabalhar cedo no campo. Aos 13, saiu de Cunha (SP), sua cidade natal, para ser mais um trabalhador braçal no calçamento de ruas em Paraty (RJ), onde também se ocupou junto com o pai numa fazenda.

No presente, seu Zé luta para manter as tradições. Tanto esforço porque a história da Picinguaba é também a história de sua família. Aos 18 anos, ele se casou com Maria Nadir, com quem vive até os dias atuais. O descendente de angolanos teve 14 filhos, 50 netos, 30 bisnetos e um tataraneto.

A Fazenda da Caixa é aberta à visitação. O acesso é feito pela rodovia Rio-Santos (SP-55) na altura do Km 10, depois basta seguir alguns minutos por uma estrada de terra.

SERVIÇO

Evento: Lançamento do DVD “Eu tenho o meu sonho” – VII Mês da Cultura Popula

Data: 12 de agosto

Horário: Às 20h

Local: Projeto Tamar – Ubatuba

Endereço: Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá – Ubatuba/SP

Telefone: (12) 3832-6202 e 3832-7014

Fazenda da Caixa é visitada por moradores e turistas

Fazenda da Caixa é visitada por moradores e turistas

Menu