Cine Debate sobre cultura afro-brasileira compõe programação da Consciência Negra

Post 3 de 401

CINE DEBATENessa sexta-feira (17), sob coordenação do doutor em educação, Jorge Basso, a FundArt promove o CINE DEBATE – Cultura Afro Brasileira.  O debate faz parte da programação do evento “Consciência Negra- Negro de todas as cores” e terá início às 19h no Sobradão do Porto.

O personagem que figura como tema do filme selecionado, acaba por se consolidar como referência emblemática na preservação da memória dos conhecimentos e das práticas culturais de matriz africana no Brasil, contribuindo de forma significativa para a valorização e a afirmação da presença africana na cultura e na sociedade brasileira.

Confira a Sinopse:

UM VENTO SAGRADO

Filme documentário sobre a trajetória de vida de Agenor Miranda Rocha, uma das mais importantes figuras do candomblé baiano. Oluô e Olossãe da tradição Nagô-Kêtu no Brasil, nasceu em Luanda, em 8 de setembro de 1907, foi iniciado nas tradições e conhecimentos de matriz africana pela lendária Eugênia Anna do Santos (Mãe Aninha), fundadora de um dos mais antigos candomblés de Salvador o Ilê Axé Opô Afonjá.

Diretor: Walter Pinto Lima

Duração: 93 min.

País: Brasil/Bahia, 2001.

JORGE GARCIA BASSO

Doutor em Educação, possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2006), pós-graduação lato-sensu em Educação pela UNITAU (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Educação no programa de estudos pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência em produções editoriais de livros didáticos e paradidáticos como artista gráfico, ilustrador e editor. Docência e pesquisa no campo da Educação, atuando nos seguintes temas: educação e literatura, história da educação, literatura e história, história dos intelectuais e da infância, ensino de história e da cultura afro-brasileira e indígena, diásporas africanas, conhecimentos e práticas culturais de matriz africana, diversidade cultural e identidades étnicas.

SERVIÇO
CINE DEBATE – Cultura Afro Brasileira
Documentário “UM VENTO SAGRADO”
Data: 17 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Sobradão do Porto – Praça Anchieta, 38 – Centro
Entrada Franca

Menu