Carnaval Histórico

O Carnaval Histórico de Ubatuba tem como principal objetivo resgatar a tradição dos antigos carnavais de rua, com mascarados, bisnagas d’água, confete e serpentina ao som das bandas e conjuntos instrumentais, tendo o folião como personagem principal da festa. O evento Carnaval Histórico acontece de sábado a terça-feira e traz para Ubatuba uma rica programação cultural para animar os foliões.

O Festival de Marchinhas é uma das principais atrações, buscando a valorização da música carnavalesca, promovendo a brincadeira lúdica e a criação popular. A programação inclui ainda a tradicional Matinê Infantil – diversão garantida para a criançada, e apresentações dos grupos tradicionais caiçaras, como o Fandango Ubatubano, a Dança da Fita, a Congada de Bastões e Dança do Boizinho.

A cultura caiçara é também representada por dois importantes personagens de seu folclore, o casal João Paulino e Maria Angu – dois bonecos gigantes. Os eventos são realizados na Praça da Matriz, onde está localizada a Igreja Exaltação da Santa Cruz – espaço público, eclético, democrático e acessível, de significado histórico e central na cidade de Ubatuba, São Paulo. O local é tomado pelas brincadeiras e fantasias de Carnaval, onde uma banda instrumental é convidada a imprimir o ritmo da festa.

Menu